A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA | A Sociedade do Preconceito


A Outra História Americana
Poster sensacional do filme mostrando o menino Danny à sombra de seu irmão mais velho (by edwardjmoran)


Preconceito, assunto que nunca sai de moda, infelizmente, é o assunto de hoje. Palavrinha feia essa, mas que foi tema do excelente filme estrelado por Edward Norton, A Outra História Americana.

A Outra História Americana
Edward Norton e Furlong
Derek Vineyard é um jovem que acaba aderindo a ideologia neonazista após seu pai morrer, vai preso por matar 2 jovens negros que tentaram roubar sua caminhonete. Na prisão ele se dá conta dos erros que cometeu a julgar as pessoa apenas por sua raça. Todavia, quando ele chega em casa, vê seu irmão mais novo, Danny, seguindo os mesmos passos dele. Derek volta da cadeia determinado a manter Danny longe do mesmo caminho de violência e ódio que ele andava.

ZONA DE SPOILER

O filme acaba com Danny sendo morto por um adolescente negro que ele já havia se “estranhado” anteriormente. Esse final, apesar de ser muito triste, uma vez que a família estava novamente unida e trilhando um novo caminho, é necessário por mostra esse ciclo de ódio e violência que o preconceito gera.

Entretanto, em um final gravado, que acabou saindo na hora da edição, Derek ao ver seu irmão morto “pira” de vez e raspa seu cabelo, dando mais força a essa ideia do preconceito como um ciclo sem fim (não se confunda com o do Rei Leão).

FIM DA ZONA DE SPOILER



P.S.: O menino Danny é interpretado por ninguém mais, ninguém menos do que o melhor John Connor de todos os tempos. Isso mesmo, o garotinho do Terminator 2.

Preconceito


Preconceito
Mas a grande pergunta é: “O que é preconceito?”. O preconceito vai muito além da violência gratuita a outras pessoas só por serem de uma “raça” diferente. Em suma, nada mais é do que não aceitar a diferença seja de opiniões, religião, opção política ou sexual. Quem usa bastante as redes sociais sabe muito bem o que eu estou falando. Pessoas não conhecem o bom e saudável debate educativo. Ou você fala o que os outros concordam e ganha mais e mais curtidas ou você discorda e aguenta xingarem a sua progenitora. Uma dica, pessoas podem sim ter opiniões diferentes, discordarem, mas nem por isso precisam cair na porrada. #fikdik #dicadoanão

A internet sem sombra de dúvida é uma arma de longo alcance quando se fala em preconceito.  Como todo bom fã de quadrinhos sabe, o anonimato dá coragem a pessoa, seja para se tornar um herói, seja para se tornar um vilão.

Eu fiz minha escolha, não é verdade?! Sou o menor e mais bonito herói da internet. E você, já fez sua escolha?! Não, então escolha entrar para liga dos heróis do oitavo anão curtindo a página no facebook, seguindo no twitter e se quiser, enviando dinheiro também, porque a coisa tá feia, herói não ganha salário. Até semana que vem, porque agora tenho que ir, o dever me chama.

Comentários