LEI DE LAVOISIER | Corrida Maluca


Corrida Maluca no Cinema


Com a incrível, inigualável, sensacional notícia de um revival de Cannonball Run com o roteirista de Trovão Tropical, me veio boas lembranças de filmes que tratavam sobre corridas nada normais. Então, por que não fazer um Lei de Lavoisier sobre este tema tão recorrente em filmes, desenhos animados e até mesmo jogos, a corrida maluca?!

Quando se fala em corrida maluca logo se pensa no desenho do amado Dick Vigarista, Penélope Charmosa e tudo mais, mas cada geração tem várias outras recordações desse tema. Então, leia esse post, incrível, pra se recordar de algumas coisas que você não se lembrava, saber coisas que não sabia e ver como tudo é uma grande cópia, afinal, esse é o Lei de Lavoisier.


The Great Race


O filme da Warner Bros que acabou dando origem ao desenho que todos nós conhecemos, Corrida Maluca. Isso mesmo, achavam que a ideia do desenho era original, né?  Sqn. Se não aprenderam no último, quero dizer primeiro, Lei de Lavoisier, então, comece a aprender que nessa vida nada é original, tudo é xingling, nem você é original, você é só uma mistura do seu pai com sua mãe.

Enfim, nesse filme, Dick Vigarista (Prof. Fate) e seu fiel escudeiro Mutley (Max), Penélope Charmosa (Maggie Dubois interpretada pela encantadora, magnífica, sensacional, incomparável Natalie Wood) e John (The Great Leslie) participam de uma corrida onde terão que ir de Nova Iorque até Paris. Dick e Max tentam a todo momento sabotar seus concorrentes e ganhar a corrida, mas sempre algo sai errado. John é amado pelas mulheres, um galã (como no desenho insuportavelmente bom em tudo). E por fim, mas não menos importante,  Penélope é uma feminista que quer provar que as mulheres são tão capazes quanto os homens (década de 60) e por isso entra na competição. Porém, ao contrário do desenho, é impossível não se apaixonar por um anjo como ela, aiai S2.

Eles passam pelas mais diversas aventuras, desde o bom e velho western até uma aventura em um reino da Europa. Mas será que o Prof. Fate e Max vão "finalmente" (filme é anterior ao desenho) honrar o nome de Dick Vigarista e Mutley e ganhar a corrida? O encanto de Penélope a levará até a vitória?  Ou a porcaria do John ganha isso, afinal ele é o mocinho salvador da pátria e das donzelas "indefesas".



The Wacky Races


Desde o mais novinho até o mais experiente se lembram desse desenho clássico da Warner Bros onde 99% dos expectadores torcem pro vilão, e a cada episódio, mesmo que repetido, tem esperança de vê-lo se dando bem (assim como também sonhávamos em vê-lo pegando o pombo).


Corrida Maluca no Cinema
Uma coisa que eu nunca consegui entender é porquê pegavam tanto no pé do Dick Vigarista falando que ele era vigarista,  por exemplo, mas todo mundo usava de artimanhas pra poder ganhar a corrida?! Nós nerds já estamos acostumados com isso, uma coisa que recentemente resolveram dar nome, mas que já existia desde que elfos são babacas e o mundo é mundo, bullying. Por isso que torcíamos tanto para ele, nós sentimos a dor dele.

Como já foi falado, o desenho é uma adaptação do filme The Great Race, mas foi muito influenciado também por Speed Racer, pelo menos é o que tudo indica, afinal foi lançado exatamente 1 ano depois. Eu falo isso, porque apesar dos personagens principais virem do filme,  a ideia de carros com truques especiais faz a gente lembrar muito do anime japonês.



Speed Racer

Corrida Maluca no Cinema
Muita gente não sabe, mas Speed Racer é um anime japonês de 1967, ou seja, anterior a corrida maluca que é de 68. O anime era conhecido como Mach GoGoGo, não tem nada a ver com power rangers ou dançarinos exóticos, esses são apenas 2 Go's. Mas enfim, resumindo, Mach era um menino que participava de corridas malucas onde cada carro possuía seus truques. O anime já foi adaptado para mangá, jogo de videogame e até filme, se pode chamar aquilo de filme (realmente eu não sei se pode, eu nunca consegui ver ele todo, não por impedimento físico, mas psico-moral). A série também influenciou várias outras obras nos mais diversos setores, como o próprio desenho Corrida Maluca, Hot Wheels, Mario Kart, Crash Raving e por aí vai.


Cannonball!


Filme estrelado por David Carradine e seu irmão, Robert Carradine e que conta com a ilustre participação de ninguém mais, ninguém menos que Martin Scorcese (0:57 do trailer). O filme mostra uma corrida, de certa forma maluca, onde os corredores tem que atravessar os EUA. Porém, ninguém contava que o irmão de Coy (David Carradine) precisava tanto da grana que por isso colocou bombas nos outros carros e quando eles passavam de uma certa velocidade, os carros explodiriam. Olha só, quem diria, Sandra Bullock. Não se lembram de Velocidade Máxima?! É quase uma metalinguagem isso, um Lei de Lavoisier dentro de outro, bonito isso. Mas as semelhanças não param por aí, uma cena clássica desse filme da Sandrinha, que já foi até discutido em Mythbusters, o salto em um viaduto em construção também pode ser visto nesse filme marco da indústria cinematográfica (0:48 do trailer).




Death Race 2000


 Já citei esse filme no último Lavoisier, mas sempre é bom relembrar esses bons tempos, sem padrão de beleza ou preconceitos, onde David Carradine podia ser galã de cinema e Sylvester Stallone podia ser vilão. 

Para quem nunca viu esse filme, eu posso dar exemplo de jogos que traduzem perfeitamente o espírito do filme como Carmaggedom e GTA. Enfim, o filme é exatamente isso, uma corrida costa a costa, onde o atropelamento é recompesado com pontos, ou seja, antes de começar a dirigir é só passar no bar que você garante que alguns PONTINHOS (duplo sentido) eu tenho certeza.



Cannonball Run e sequências...


Esses filmes são sensacionais. Eles foram o Todo Mundo em Pânico da época, mas ao invés do tema ser o terror, nesse era a corrida, Cannonball Run. Uma paródia de vários filmes do começo ao fim. Os filmes tinham como plano de fundo uma corrida onde cada corredor tentava burlar a fiscalização de alguma maneira, usando uma ambulância, vestindo de padre, usando a arma da seduzência e por aí vai.

Os filmes reúnem nomes fortíssimos na época,  como Sammy Davis Jr, Jackie Chan, Roger Moore, Burt Reynolds, Dom deLuise, Farrah Fawcett (ahhhh, Farrah Fawcett), entre outros e traz referências a muitos filmes da época como 007 (a cada cena nova Roger Moore aparecia com uma "Bond-girl" nova, além do Aston Martin usado por Sean Connery e mais tarde referenciado em Batman vs Superman e muitos outros filmes), Agarra se me puderes...



Rat Race (Tá todo mundo louco, ou como eu sempre chamo involuntariamente,  Corrida Maluca)


Cannonball Run com um elenco atualizado (boa síntese). Próximo. Brincadeiras a parte, mas é basicamente isso mesmo, elenco sensacional como, além de um diretor que já fez uns filminhos de comédia "ruinzinhos" sabe, como Apertem o Cinto, o Piloto Sumiu, (por causa disso, gosto de falar que, assim como Cannonball Run, Rat Race, é Os Mercenários da comédia). Por isso, a gente não podia esperar pouca coisa não.

O filme é incrível e cada núcleo mata a gente de rir com um tipo de humor diferente. Porém,  o filme tem um diferencial de todos os outros presentes nesse post, porque nele, não há regra, e isso deixa o filme mais incrível ainda. Quem não gostaria de participar de uma corrida dessas, mesmo que não vá ganhar o dinheiro no final?! Eu iria.

A história, embora seja uma comédia, também é uma crítica a "corrida dos ratos", ou seja, a vida que levamos todos os dias só fazendo as mesmas coisas chatas e continuamos fazendo porque nos acostumamos a isso. Todavia, embora seja uma mensagem bonita, vamos falar a verdade, quem está se importando com a mensagem que um filme engraçadíssimo como esse está passando?!



Eu poderia ficar aqui falando de mais outros quinhentos mil filmes como: A Volta ao Mundo em 80 Dias, Se meu Fusca Falasse... mas eu cansei de escrever e você provavelmente cansou de ler. Então, que tal aparecer aqui semana que vem pra ler mais um pouco dos meus textos tão bem escritos e informativos. Até lá, você sempre pode me encontrar no twitter, facebook e por aí na vida. 

Comentários