LEI DE LAVOISIER | Verdadeiros Jogos Mortais


Battle Royale - Jogos Mortais do Futuro
Boa pergunta. Uma boa resposta: "em você mesmo. SÓ"


“Na vida nada se cria, nada se imagina tudo se copia”, lema dos anões (ele é tão verdadeiro que ele foi manipulado, deturpado, surrupiado por um tal de Lavoisier e usado no mundo da alquimia/química) e que cabe como uma luva no contexto deste post. Nessa série de posts vou tentar mostrar um pouco sobre o mundo honesto da literatura/quadrinhos e cinema, onde tudo é copiado de outro alguém, como mostrado no filme do Paul Giamatti, “O Grande Mentiroso” – pra quem não viu, veja, pra ter ideia de como "funciona" esse mundo.

O Futuro e Jogos Mortais


Ideias de futuro são o que não falta. Sempre tem algum filme, livro, série... tentando mostrar como seria o futuro. Porém, uma ideia me chama a atenção, a ideia do futuro e jogos mortais (nada a ver com o filme). Não sei quem começou, mas sei que muita gente gostou dessa ideia e copiou muita coisa de outras pessoas.

Running Man, Battle Royale e Jogos Vorazes (falei só esse em português, porque a tradução dos outros não ficaram legais e também esse filme não merece respeito. Se você ainda tinha algum respeito por esse filme, depois desse meu desabafo, espero que mude seu pensamento) são exemplos desse intercâmbio não-mútuo de ideias. Cada filme tem sua identidade, menos Jogos Vorazes, claro.

RUNNING MAN (ANOS 80) - 1987


Baseado no livro de mesmo nome, escrito por Stephen King (o “rei” – duplo sentido kkk – do terror/horror), o filme mostra uma sociedade futurista distópica, onde as pessoas são fãs de um programa de TV em que os participantes têm que lutar pela própria vida (semelhanças? Imagine). E falando em futuro, falamos de quem? Claro, nosso querido ARNOLD SCHWARZNEGGER que representa um militar, que por não acatar regras imorais de um estado totalitarista acaba sendo preso. O filme mostra a manipulação da história que a televisão é capaz de fazer (mais semelhanças). Arnold acaba sofrendo com isso ao ser tachado como assassino cruel e impiedoso pela mídia. Dessa forma, ele é “obrigado” a participar dos jogos como forma de se ver um homem livre novamente. Será que ele vai sobreviver aos stalkers? Difícil, eles têm até o Sub-Zero. Acha que é mentira, né? Mas não é, isso mesmo Arnold luta contra o Sub-Zero nesse filme. Nostalgia total.




Os jogos são vigiados e controlados. Além disso, eles são transmitidos em tempo real e apresentados por um anfitrião muito carismático, porém de índole duvidosa. Mais “semelhanças”, “inspirações” usadas em um filme atual é mera coincidência, como você pode perceber pela paródia musical a seguir:





Identidade: temática anos 80 (tiro, porrada e bomba + Schwarzza)

P.S.: Para os desavisados, o Sub-Zero do filme não é o Sub-Zero do Mortal Kombat. #fikdik


BATTLE ROYALE (O JAPONÊS) – 2000


Battle Royale - Jogos Mortais do Futuro


Também inspirado em um livro de mesmo nome, Batoru Rowaiaru, dirigido por KINJI FUKASAKU (por respeito aos presentes não vou falar nada sobre o sobrenome do Quindim) tem um ar bem mais pesado e violento que Running Man, mas também fala de um jogo em que o objetivo principal é sobreviver.

42 (O.O – será? Quem sobrevive tem a resposta para a vida, o universo e tudo mais?! Deixe nos comentários o que pode significar isso) jovens entram e só um pode sair: essa é a Batalha Real (não concordam que fica feio?! Prefiro até Batoru Rowaiaru). Quem viu Jogos Vorazes, sabe mais ou menos como funciona esse “jogo”, JENNIFER LAWRENCE pode até participar (mas com certeza não iria ganhar, nem ferrando). Cada um tem direito a uma mochila que contem alimento, água e um tipo de arma (seja uma metralhadora ou um tampa de panela – afinal, para o MacGyver, até um fio de cabelo pode ser usado como arma) escolhida aleatoriamente – modéstia a parte, eu não ligaria muito para o que tivesse na mochila, minhas mãos receberam recentemente a mesma licença que o 007, desculpa B|, LICENSA PARA MATAR, porque eu iria querer outra coisa?! -.  O jogo tem uma duração de 3 dias e se ao final do tempo mais de uma pessoa tiver viva, os colares que eles são obrigados a usar explodem e todos morrem – assim, pouparia aquele discursinho romântico da Katniss e do Peeta, os dois morreriam, caso encerrado, tão simples -.

Ao contrário dos dois outros filmes, os jogos não acontecem como forma de entretenimento, mas como forma de educação (xtreme education). O filme se passa em futuro próximo, no qual os jovens japoneses perderam o respeito e educação, que nós ocidentais costumamos escutar. Eles não ligam para as aulas, só estão a fim de se divertir e não têm o menor respeito pelos mais velhos. Por isso, turmas de jovens são escolhidas aleatoriamente para participarem desse jogo. Será que só um vai sair vivo? Ou um casal?

Battle Royale - Jogos Mortais Futuro
Gogo Yubari
O filme é muito bem feito e com uma assinatura do Quindim, um mestre do cinema japonês e que já serviu como inspiração para grandes nomes do cinema como JOHN WOO e TARANTINO. Se você é fã e conhece os filmes do Tarantino, você percebe nitidamente o estilo dele: violência exagerada, divisão em capítulos, músicas clássicas como trilha sonora (além disso, músicas calmas ou divertidas contrastando quase ironicamente com a cena em si), personagens bem desenvolvidos e conectados, flashbacks e por aí vai. Por isso, você deve ver esse filme, além do fato de ter sido elogiado por Tarantino e também como forma de comparar esses três filmes e perceber como pode JOGOS VORAZES copiar tanto esse filme. Já ia me esquecendo, ainda sobre essa relação entre Quindim e Tarantino, a garotinha que faz a mini Kill Bill nesse filme (semelhança na roupa, expressões e luta) faz Gogo Yubari (tan tan tammmmm), então queridos internautas, deixem nos comentários aí também, qual seria a relação dela com Kill Bill.




Identidade: filme oriental (violência xtreme) e escola Quindim de cinema
P.S.: Não sabia que era tão difícil de matar japonês.


JOGOS VORAZES (O XING-LING) - 2012


O que falar dessa cópia barata, além do fato de que se você pegar Running Man e Battle Royale e bater no liquidificador, você tem Jogos Vorazes? A história combina a história do filme do Arnold quando se fala sobre a manipulação da mídia, a questão do jogo como forma de entretenimento, como um reality show e usa a história japonesa em relação ao jogo em si (as regras, o romance, relações sociais durante o jogo...). Então a pergunta fundamental é: o que Jogos Vorazes traz de novo? A resposta é simples, nada. Suzanne Collins pega um universo já pronto e o adapta para o público juvenil, méritos para ela, mas afinal, tudo é ou não é um eterno remake? Já diziam os antigos anões...





Identidade: temática anos 2000 (romance juvenil)
P.S.: Mas Jogos Vorazes exagera kkkkk

MENÇÃO HONROSA: DEATH RACE 2000 (O ORIGINAL? O.o) – 1975


Death Race 2000 - Jogos Mortais Futuro


Deixei esse para o final por um simples motivo, pra mostrar que nunca vamos descobrir quem foi o primeiro e quem vai ser o último. Sempre vai ter alguém copiando, essa é a vida.

Em Death Race 2000, um dos primeiros filmes do Sylvester Stallone. Nesse filme de 75, no distante "futuro" de 2000, uma corrida atrai milhares de espectadores, não é a toa, afinal, segundo o filme, é o esporte mais popular do mundo. Nela, os corredores têm que cruzar os E.U.A e vão ganhando pontos por atropelar pessoas. O presidente (que usa uma flor no bolso igual a um filmeco aí que não lembro o nome) comanda tudo, inclusive a imprensa, tentando controlar a população para que não se preocupem com os ataques da resistência. Porém, ninguém sabe, mas a resistência acaba infiltrando uma MULHER na corrida, para que possa acabar com esse “império” do presidente e essa corrida (semelhanças? Não, imagina).



Então, está com medo do que o futuro nos reserva?! Não se reprima, estou aqui pra ajudar. Como?! Fácil, sigam-me os bons e curta a página no facebook que eu te protejo, ainda mais se for uma mulher bela (eu faço um esforço). Agora tenho que me ir, tenho um jogo pra participar hoje. Até semana que vem ou não, né (nunca se sabe como é o final desses jogos)?!

Comentários