PROJECT GREENLIGHT


Project Greenlight 4ª Temporada - Ben Affleck, Matt Damon, HBO


Project Greenlight, como o próprio nome diz, é uma série que tem por objetivo dar luz verde para diretores e roteiristas amadores poderem fazer seus primeiros filmes profissionais. A série mostra todo o processo de criação de um filme, desde a aprovação do roteiro até a première dele no cinema.

A série que conta com os parceiros Ben Affleck e Matt Damon no papel de produtores executivos (cá entre nós, eles não fazem muita coisa não, principalmente o Matt Damon) é perfeita para aqueles que são fãs da sétima arte e querem aprender um pouco mais como tudo funciona. Você adora ver Making Of dos filmes? Então, corre agora pra assistir todas as 3 temporadas, porque ainda dá tempo de pegar a quarta temporada que começou esse mês.

Por mais que não fosse o objetivo da série, muito menos dos produtores, Project Greenlight acaba mostrando a verdadeira cara de Holywood e os diversos motivos de um filme dar errado. Nem só o diretor, nem só o roteirista, os atores ou o estúdio e etc. Todo mundo acaba tendo um pouco de culpa. O que fica claro também ao passar das temporadas, é que em Holywood não foi feita pra fazer filme arte e sim filme que dê lucro e ponto. Não era o meu objetivo acabar com sua ilusão. Desculpas?

Conforme você vai assistindo a saga dos diretores fazendo os filmes, você vai sentindo a angústia, desespero, raiva, assim como eles ou deles. E tudo isso acabou me fazendo ficar um pouco mais #chateado quando um filme não vai bem na bilheteria, depois de ver quanto trabalho dá fazer um filme (menos quando o filme é muito ruim, aí eu não ligo nem um pouquinho).

Primeira Temporada (2001)


Project Greenlight 1ª Temporada - Ben Affleck, Matt Damon, Pete Jones
Battfleck, Pete Jones e Matt Damon

Um Verão Especial (Stolen Summer de Pete Jones foi o filme escolhido dessa temporada. Como a maioria dos diretores de primeira viagem, Pete sentiu o peso do seu primeiro filme e acabou cometendo muitos erros de principiante.

Sabe aquele lema: “Nunca trabalhe com crianças ou animais”? Então. Acho que não passaram para o diretor. Esse foi algum dos problemas que Pete Jones enfrentou. O filme que contou com um elenco bastante interessante, não impressionou muito na bilheteria e acabou deixando MIRAMAX no prejuízo.


Segunda Temporada (2003)


Project Greenlight 2ª Temporada - Shia LaBeouf
Poster de Nerd Vai a Guerra
Tentaram não cometer os mesmos erros da temporada anterior e acabaram chamando um escritor e diretores separados desta vez. 'Nerd vai a Guerra' (‘The Battle of Shaker Heights’), escrito por Erica Beeney e dirigido por Efram Potelle e Kyle Rankin mostra o quão difícil é dirigir um filme sobre uma história que você não escreveu. O filme como é de se esperar não foi muito bem nas bilheterias, todavia, ‘Nerd vai à Guerra’ contou com a participação de Shia LaBeouf que mostrou toda suas habilidades no comecinho da fama, além de mostrar um outro lado mais triste e emocionante da sua vida. Ele ganhou uns pontinhos a mais comigo depois dessa temporada. O filme também conta com a participação de Amy Smart (Tá Todo Mundo Louco) e Elden Henson (Foggy Nelson).

Terceira Temporada (2005)


O objetivo da terceira temporada era bem claro, nada de fazer um filme bom, mas um filme que desse lucro. A DIMENSION films, conhecida pelos filmes de terror, como ..., era a responsável pelo filme dessa temporada. Portanto, você já sabe qual estilo de roteiro eles escolheram para fazer, Romance. 

Project Greenlight 3ª Temporada - John Gulager
Trilogia Feast
Brincadeira, é claro que é de terror. E falando em terror, adivinha quem eles chamaram para integrar o grupo de produtores e deixar o nome atraindo público e por consequência mais Money? O saudoso mestre do terror Wes Craven.

O filme Feast com roteiro de Marcus Dunstan e Patrick Melton e dirigido por John Gulager foi o escolhido. Ele acabou não dando lucro conforme o esperado, mas o resultado foi tão satisfatório que rendeu mais dois filmes para a sequência. Se você acha que o trabalho dos roteiristas parou por aí, é aí que os senhores se enganam. Eles fizeram parte dos roteiros de Jogos Mortais 4, 5, 6 e 7 por exemplo.



Quarta Temporada (2015)


Dez anos foram suficientes para que os erros cometidos nos outro filmes não sejam cometidos de novo? Não sei, mas pelo menos eles tentaram. Dessa vez, nada de escolher um roteirista. Apenas foi escolhido um diretor para poder dirigir um roteiro que já estava pronto e chamaram Pete Jones, ele mesmo da 1ª temporada, para poder ajudar o vencedor adaptar a história.

O vencedor deveria fazer o filme Not Another Pretty Woman, porém o vencedor acabou convencendo a todos que um de seus curtas, The Leisure Class, seria melhor opção. Será?! Confira o vídeo dos finalistas e veja se você concorda com o vencedor.




Se curtiu, dá um joinha, curte a página no facebook, me siga no twitter e semana que vem eu estou de volta, ou não. Fui!

Comentários