SUPERMAN | LIVE AND LET DIE


Death of Superman Lives (documentário)


O documentário dirigido por Jon Schnepp tenta explicar tudo a respeito da morte de Superman Lives, o filme que queria reviver a franquia que havia terminado de maneira trágica com o não tão amado e querido Superman IV. Mas o que levou o fim desse filme? Confira a seguir em mais um lindo e emocionante conto do Oitavo Anão.



O Conto



Superman Lives - Jon Peters
Não tão jovem Jon Peters
Era uma vez uma terra mágica chamada Hollywood, onde o sonho americano podia sim acontecer, e um jovem era a prova viva disso. Seu nome, rsrsrs... Jon Peters. Outrora cabeleireiro e maquiador, agora ele se tornara um 'grande', digo, conhecido produtor. Entre as histórias que havia ajudado a espalhar estava nada mais, nada menos do que a famosa história do Batman de 1989.  

Nesse mundo mágico, um super-herói não era muito querido como antigamente, e os irmãos conhecidos por Warner Bros. acabaram acolhendo o solitário escoteiro azul. Quando, o já não tão jovem, Jon descobriu isso, ele ficou maluco, um brilho em seus olhos podia ser visto e ninguém podia tirar isso dele.

Superman Lives - Superman vs Aranha Gigante
Superman vs Aranha Gigante
Ele se juntou com seu amigo Jonathan Lemkin para elaborar o retorno de Clark Kent aos braços do povo. Uma lâmpada havia acendido e eles tiveram a ideia de usar uma história conhecida em uma terra não tão distante, chamada de Comicland. Nesse mundo havia essa lenda onde muitos já haviam ouvido falar, A Morte do Superman, e a dupla resolveu adaptar essa história para que o jovem Clark voltasse a fazer sucesso em Hollywood assim como fazia em Comicland. A ideia era espalhar a história da batalha dele com Apocalypse. Nela, tanto Clark quanto Apocalypse morreriam, mas antes, nos braços de sua amada, Lois Lane, Clark confessaria todo seu amor, seu espírito sairia do seu corpo e entraria em Lois, deixando ela, por sua vez, grávida (óbvio não?!) e chamariam essa história de SUPERMAN REBORN.

Porém, é claro que os irmãos Warner não gostaram nem um pouco. Nenhum habitante de Hollywood acreditaria nela, além disso, com medo da história acabar chegando em Comicland e uma possível guerra ser iniciada, resolveram manter o Superman em segredo, escondido e em segurança na casa deles enquanto nenhuma boa ideia aparecesse.

Mas era óbvio que Jon não iria desistir assim tão fácil de fazer Clark um sucesso novamente. O fracasso da primeira ideia era claramente culpa de seu amigo Jonathan e por isso trouxe Gregory Poirier para tentar pensar em um novo plano. Porém, novamente os irmãos Warner não gostaram das ideias dos dois e Greg foi dispensado assim como Jonathan.

Sem saber muito o que fazer da vida, Jon acabou encontrando um jovem recém-chegado de Comicland e que estava fazendo um certo sucesso em Hollywood. Jon logo pensou que ele seria solução, afinal, ele era de Comicland, conheceria a tal lenda de Clark de trás para frente. Kevin Smith era o nome desse jovem.

Kevin aceitou participar desse projeto sem nem pestanejar. Porém, logo viu na enrascada que havia encontrado. A primeira pista veio quando leu as ideias que Jon e Gregory haviam tido juntos, como por exemplo colocar Clark indo a um psicólogo. A segunda pista veio com as reivindicações malucas de Jon, três para ser mais exato: 1ª - o Superman não poderia usar seu uniforme clássico azul e vermelho que todos já estavam acostumados a vê-lo usando; 2ª - ele não poderia voar (claro, por quê ele deveria voar?! pfff); 3ª - no terceiro ato, Clark deveria lutar com uma aranha gigante. Vocês devem estar se perguntando "Kevin aceitou tudo isso?", claro que sim, eu aceitaria até se tivesse que colocar o Superman dançando balé com o Batman, era a grande chance dele em Hollywood.

Superman Lives - Tim Burton
Jon Shnepp e Tim Burton

Mas logo a diversão de Jon e Kevin acabou quando Tim Burton, um cara famoso naquelas terras, mas nem por isso deixava de ter um ar bem gótico, assustador para falar a verdade. Ele foi chamado para dirigir toda essa bagunça e logo de cara dispensou Kevin e trouxe Wesley Strick, um antigo conhecido, em seu lugar.


Nave do Brainiac - Superman Lives
Nave do Brainiac


Superman Lives - Tim Burton desenho Brainiac
Brainiac por Tim Burton
As maluquices, no bom ou mal sentido da palavra, foram saindo pouco a pouco da cabeça de Tim, Wesley e todos os artistas envolvidos. O senhor Peters, não estava nada satisfeito com o que estava acontecendo. Ele se sentia como se tivesse voltado ao tempo da escola onde um valentão tirou a força seu brinquedo favorito da sua mão. Jon não ia deixar isso acontecer.

Superman Lives - Tim Burton desenho Apocalypse
Ideia de Tim Burton para Apocalypse
Tim era conhecido por fazer histórias sobre pessoas solitárias, que estavam deslocadas no mundo em que viviam e era justamente isso o que Clark era. Nessa adaptação da história do Superman para Hollywood, ele lutaria com Apocalypse e acabaria morrendo, porém ele acabaria voltando a vida, o que poderia ser visto através de quase uma metamorfose com seu traje, onde ele voltaria num uniforme preto. Seu vilão final seria Brainiac e Luthor, que estaria "fundido" a ele, quase como Voldemort no primeiro filme.


Superman Lives Concept Art
Superman Lives Concept Art


Os atores a participar dessa história seriam: Chris Rock como Jimmy Olsen, Kevin Spacey como Luthor, Christopher Walken seria Brainiac, Sandra Bulloc como Lois Lane e Nicholas Cage, um nativo de Hollywood, mas que sempre arranjava um jeito de fazer uma visitinha em Comicland, ficou super animado em fazer o Clark Kent.


Nicholas Cage uniforme, traje - Superman Lives
Nicholas Cage com o uniforme
Superman
Clark Kent após reunião
com Tim Burton
Todos estavam bastante animados, Tim Burton vendo suas ideias ganhando vida, Nicholas Cage vendo seu sonho se realizando, Clark vendo sua história sendo contada de maneira épica e até Jon com suas ideias esquisitas como sempre, mas nada que não desse pra contornar. Todavia, as recentes histórias que os irmãos Warner estavam contando não estavam agradando nem um pouco os habitantes de Hollywood, o que acabou acarretando o fim do projeto. Para tristeza dos artistas, do Tim Burton, Nicholas Cage e principalmente da minha. Dizem as más línguas que todo investimento dos irmãos que iria para essa história acabou indo para WILD WILD WEST, estranhamente produzido por Jon e com a maldita aranha gigante. O dia que eu encontrar esse Jon ele vai ver o que vou fazer com a aranha gigante... 

Desculpe, mas é que eu sempre gostei de todas as lendas de Comicland e queria tanto ver essa lenda ganhando vida com Nicholas Cage e Tim Burton. Não foi dessa vez. Um dia quem sabe.

Clark ficou um bom tempo escondido e teve que enfrentar mais uma vez Jon Peters, mas como um bom super-herói que é, ele não desistiu até que recebeu auxílio de Zack Snyder e Christopher Nolan. Ao que tudo indica, Clark conseguiu vencer essa guerra e está até hoje na casa dos irmãos Warner. Desde essa história, o convívio entre Hollywood com Comicland é muito mais amigável e as relações entre os dois reinos têm gerado bastante riqueza para ambos. 

Esta história acabou sendo contada em um documentário que você pode conferir logo abaixo.

Documentário:





FIM?! (espero que ainda não)


Se você curtiu essa história e quer ouvir mais contos meus em Comicland e outras histórias minhas, é só continuar lendo meus posts todo domingo, me elogiar nos comentários, dar um joinha, compartilhar, e me seguir no facebook e no Twitter, e tente ficar vivo até domingo que vem.

Comentários